Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Novo comandante do Batalhão de Choque fala como funciona o trabalho da tropa de elite da polícia militar do Maranhão




Foto/J. Roberto
 
 
Perfil do novo comandante do Batalhão de Choque
 
Francisco Wellington Silva Araújo, de 40 anos, é casado, pai de três filhos, ingressou na PM em 1993, por meio do Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Universidade Estadual do Maranhão.
 
Atuou no 1º BPM; Comando de Policiamento Metropolitano de São Luís; 3º BPM, em Imperatriz; Batalhão de Trânsito; Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS); e no 8º BPM, onde coordenou a Patrulha do Bairro. “É meu maior desafio e uma grande honra assumir o Batalhão de Choque da Polícia Militar”, concluiu.
 
 
Caracteres, funções, quantitativo e aparelhamento do BPMCHOQUE
 
“O Batalhão de Choque é uma unidade especializada que atua no controle de distúrbios civis(CDC) e em Missões de maior complexidade, onde todos os níveis de negociação foram esgotados. Para isso, os policiais tem que ser altamente preparados para agir da forma mais técnica possível. O Choque também atua no policiamento preventivo, dando apoio aos Batalhões da Região Metropolitana de São Luís”, destacou o novo comandante
 
. 
 
O BPMCHOQUE é composto por trezentos policiais, oito viaturas e dez motocicletas, distribuídos na Companhia de Choque, que atua no controle de distúrbios civis; Força Tática, que reforça o patrulhamento motorizado na cidade; e Companhia de Operações Especiais, considerada a equipe de elite do Batalhão de Choque, que atua nas operações mais delicadas. O batalhão também possui um Serviço de Inteligência. e o Canil com cães adestrados, preparados para missões especiais  em farejamento de drogas, caça a bandidos, e em algumas situações farejar reféns, ou vítimas de soterramento.
 
 
 
 
 
 Operações
 
 
Atualmente, o Batalhão de Choque deflagra três operações na Região Metropolitana: Tornado, realizada semanalmente em cada batalhão de área, com seis viaturas e quatro motocicletas; Águia, ordenada pelo comandante geral da Polícia Militar, Zanoni Porto e coordenada pela Companhia de Policiamento Especializado, onde a PM atua em conjunto em pontos pré-definidos, com o Batalhão de Choque, realizando incursões e abordagens e o Esquadrão Águia, que realiza operações todo dia, com dez motocicletas.
 
 
 
 
“Todas as operações são baseadas em dados estatísticos levantados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e com informações dos comandantes dos batalhões de área, que apontam os locais e os horários com maior incidência criminal”, destacou o novo comandante.
 
Desde a posse do major Wellington no comando do Batalhão de Choque, dia 9 de maio, foram realizadas quarenta e quatro conduções; oito flagrantes; dez apreensões de armas, sendo seis de fogo e quatro brancas e cento e dezesseis porções de droga apreendidas, sendo 2 de maconha e as demais de crack.
 
 
 
Atuação do BPMCHOQUE no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
 
Uma equipe composta por 29 oficiais reforça o policiamento no Centro de Detenção Provisória, Presídio São Luís I e II, Presídio de Pedrinhas e Central de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas e do Anil.
tem como missão conter rebeliões, motins, revistas contínuas nos pavilhões e celas, quando houver alguma suspeita de entrada de armas, munições, ou drogas nas celas, assim como patrulhamento nas áreas do complexo prisional de Pedrinhas.
 
Assista aqui entrevista do Major Wellington ao repórter Stenio Johnny na sua visita aos presídios de São Luís 
 
. 
Projetos
O major Wellington destacou a necessidade de reequipar o BPMCHOQUE, para ficar em pé de igualdade com os demais grupos. Esta semana foi enviado um relatório ao comandante geral da Polícia Militar, Aldimar Zanoni Porto, solicitando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
 
O comandante do Batalhão de Choque destacou a pretensão da elaboração do Manual de Operações de Choque, para padronizar as ações e coordenar os trabalhos dos oficiais. O quanto antes, queremos apresentar esse projeto, para que seja apreciado pelo Estado. Concluiu o comandante



Fonte/ Janaína/ASCON/SSP-MA
Fotos/J. Roberto
Coordenação/Josilma Bogéa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.