Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sejap encerra com êxito a Semana do Encarcerado em São Luís

                                         Encerramento da Semana do Encarcerado


Encerrada na segunda-feira (26) no auditório do presídio São Luís I, a semana do encarcerado. Foram vários dias de atividades sociais, cultos religiosos, missas, palestras, assistência médica, jurídica, psicológica, social, além de competições esportivas, apresentações de grupos folclóricos, shows, apresentações do coral dos internos, participação da família dos detentos e ações sociais.



                                         Detentos e servidores da Sejap

O encerramento da semana do encarcerado foi marcado com palestra, cantos religiosos, orações. estiveram compondo a mesa, O Secretário Adjunto, Kécio Rabelo, o Secretário Adjunto de Estabelecimentos Penias Hamilton Assunção, a Coordenadora da assistência Social Raiana Araújo,Pastor Erasmo, e o detento Pastor interno e ex-professor de cursinho Rubenilde. Fizeram-se presentes ao evento familiares, Advogados, assistentes sociais, psicólogos e funcionários da Sejap.



                                 Kécio Rabelo- Sec. Adjunto de Justiça da Sejap


O Secretário Adjunto de Justiça Kécio Rabelo, concedeu entrevista ao radialista Stenio Johnny falando da semana do Encarcerado.

Stenio Johnny - Secretário, a semana do encarcerado aconteceu dentro da expectativa?

Kécio Rabelo - Com certeza, a semana do encarcerado já é uma tradição, e esse ano trouxe como tema a assistência jurídica  foram realizadas várias atividades, sociais, dentro das unidades prisionais com detentos, familiares, e servidores.

Na avaliação geral tivemos um saldo positivo, uma grande quantidade de detentos foram atendidos através desse trabalho de reintegração social. que é a meta da administração Sebastião Uchôa Secretário da Sejap.

Stenio Johnny - dia 02 de setembro terá incio a semana do encarcerado nas unidades prisionais do interior do estado qual a programação montada pela a Sejap.

Kécio Rabelo - Nas unidades prisionais do interior a programação será a mesma, palestras, atividades laborais, apresentação de trabalhos artístico  artesanais, além da prática de esportes e os serviços de assistência social, jurídica, médica e psicológica.

Stenio Johnny - Eu queria que o Sr. Falasse, sobre os seus primeiros dias de gestão, como Secretário Adjunto de Justiça, da Sejap.

Kécio Rabelo - Inicialmente temos feito um trabalho de continuidade do que encontramos como positivo, a  gestão do Secretário Dr. Uchôa, é marcada, pela reintegração Social, então estamos trabalhando no sentido de implementar políticas públicas de ressocialização  ou seja políticas de estado.
                               Sec. Adj. de estabelecimentos Penais Hamilton Assunção
                               Kécio Rabelo Sec. Adj. de Justiça. Sejap 

por tanto esses primeiros dias tem sido um aprendizado, conhecer a realidade do sistema prisional, para isso estamos reunindo essa semana toda a equipe de trabalho, os profissionais  e semana que vem já estaremos traçando o novo formato de atendimento nas unidade prisionais do estado, visando melhoria em todo o sistema prisional do Maranhão
                                                       Railan Bueno (detento)                  


Conversamos com o Detento Railan Bueno, que falou que foi muito bom. que nesse momento as autoridades, olham de uma outra forma os internos, criando alternativas para que o presidiário possa se ressocializar  segundo Railan que está a seis meses preso, o detento precisa desse trabalho de ressocialização dentro do presídio, para que ele ao sair do presídio possa ser bem visto pela sociedade

.
                                              José de Ribamar Barbosa (detento)

Para José  de Ribamar Barbosa que está preso há doze anos, a semana do encarcerado é um momento de reflexão tanto para o presidiário, familiares, sociedade, e governo.
Falou que já cumpriu a pena mas, ainda se encontra no presídio, e espera que neste final da semana do encarcerado, a situação seja resolvida e que ele possa ser livre e reconstruir a sua vida.
                             Raiana Araújo Coordenadora de Assistência Social - Sejap 

Conversamos também com Raiana Araújo, coordenadora da assistência social da Sejap que falou do bom aproveitamento da semana do encarcerado sobre no que diz respeito ao âmbito social, jurídico e social, por tanto a avaliação no contexto geral do evento foi dado como positivo.
Para a semana do encarcerado nas unidades prisionais do interior do estado, começa dia 02 de setembro com uma vasta programação seguindo a mesma linha do evento em São Luís, e com  a parceria formada com as prefeituras nas cidades onde acontecerão a semana do encarcerado. A coordenação da assistência social marcará presença coordenando os trabalhos nas unidades prisionais do interior do estado passando 02 dias em cada unidade saindo de São Luís dia 03 de setembro, retornando dia 22 do mesmo mês



Todo esse trabalho social visa a ressocialização dos presidiários, principalmente pelas palestras proferidas por psicólogos, e assistentes sociais de cada presídio, que fala da valorização da pessoa humana, sobre o vínculo afetivo entre os detentos, e familiares, e a importância do fortalecimento desse vínculo para Sejap, trazendo a família e a comunidade para o sistema prisional. 
                                  Pastor Erasmo e o detento e ex-professor de cursinho
                                  Pastor interno, Rubenilde.




  


 
-



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.