Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SEJAP PREPARA-SE PARA A SEMANA DO ENCARCERADO



A Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP) prepara-se para semana do encarcerado no Maranhão, que terá início no dia 13.08.2013 com abertura na casa civil no Palácio Henrique de La Roque, e de 19 a 25 de agosto, em todas as unidades prisionais do estado do maranhão encerramento dia 26 no auditório do PSL 01.

Para este evento, toda uma programação esta sendo montada través da equipe de coordenação da SEJAPE, comandada pelo Secretário Adjunto de Justiça, Frei Ribamar.

Em entrevista concedida ao radialista Stenio Johnny, o Secretário adjunto falou  que a semana do encarcerado, terá como tema. “A assistência jurídica como forma da reinserção social do encarcerado"

   Sejap realiza audiência pública para discutir sobre método Apac em Imperatriz

Para o Secretário Adjunto de Justiça, a semana do encarcerado é uma semana diferenciada de proporção humana, resgatando a alta estima, e aquisição dos direitos que os apenados possuem  informou também que o evento contará com uma variedades de assistências e apoios de empresários, e parcerias com instituições do direito, como o poder Judiciário, o Ministério Público Direitos Humanos, Defensoria Pública, OAB, Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e as Igrejas que se farão presentes, assim como ações sociais, assistência religiosa, jurídica, psicológica, médica e social serão realizadas, juntamente como mutirões, para que os internos sejam atendidos a contento.

Frei Ribamar salientou que será uma semana de repercussão em todo o maranhão, segundo ele é um momento importante para o apenado, pois é na semana do encarcerado, que ele é visto, e lembrado, pois ela acontece em todo território nacional.



Para Rayna Araújo coordenadora da assistência social esse evento está na sua 14o edição ele acontece todos os anos em todas as unidades prisionais, do estado do Maranhão, oferecendo as assistências, que são garantidas pela lei de execução penal, abrangendo não só o encarcerado, mas também os seus familiares, contribuindo assim de uma forma impar para a ressocialização dos apenados, uma vez que eles participam ativamente, mostrando os seus trabalhos, e proferindo palestras para os participantes.

O radialista Stenio Johnny conversou com o professor Airton ferreira que exerce a função de educador social, e faz parte da comissão que vai coordenar a semana do encarcerado, segundo ele será uma semana de grande importância  para todos que dela vão participar, pois é uma semana que retrata questões importantes como:

Questões relacionadas, com dignidade dos detentos, a saúde, os direitos da população carcerária, assim como serão tratados, assuntos relacionados com as execuções penais, todos esse conjunto de fatores, em um só foco, a ressocialização e reinserção, tornado-os dignos de serem reintegrados a sociedade.

Stenio Johnny conversou também com o Dr. Mácio Cruz que faz parte do grupo de advogados da assessoria jurídica da SEJAP, e ele informou  que de extrema importância a semana do encarcerado, que precisa passar por um processo de ressocializão, e que assessoria jurídica em trabalho conjunto com a Defensoria Pública,  não estão medindo esforços para minimizar as pendências jurídicas, existentes no sistema prisional do Maranhão.

Para o advogado Salomão Mota a semana do encarcerado, também serve pra rever a questão da progressão de regime, saídas temporárias, a questão da saúde de mulheres e homens apenados, o não as torturas, a aproximação da família, a questão dos direitos dos encarcerados. Essas medidas tomadas pelos gestores da SEJAP só irão contribuir para a ressocilização, e reinserção dos encarcerados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.