Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Sebastião Uchôa, um dos maiores delegados da Polícia Civil do Maranhão


                           Resultado de imagem para fOTOS DO dELEGADO sEBASTIÃO uCHÔA
                               Delegado Sebastião Uchôa/Responsabilidade e competência


O delegado Sebastião Uchôa, adjunto do 6ºDP da Cohab, vem realizando um bom trabalho a frente daquela delegacia, com eficiência, técnica, responsabilidade, dedicação e competência. Esse conjunto de qualidades, faz desse guerreiro delegado de carreira que já caminha para sua aposentadoria, um dos maiores delegados da Polícia Civil do Maranhão, com inúmeros serviços prestados ao estado na área da segurança pública.

Sebastião Uchôa é um delegado amado e respeitado por todos que integram o quadro da SSP.  Os que não gosta de Uchôa, fazem parte de um pequeno grupo de microcéfalos, que não tem capacidade, eficiência e a competência que tem este delegado. São aqueles que por pobreza de alma e de espírito, vivem até hoje, querendo manchar a vida, a trajetória atuante e brilhante deste grande policial, que juntamente com outros grandes delegados faz parte do que se pode chamar de Elite da Polícia Civil do Maranhão, por que não dizer, o que melhor se produziu dentro do quadro de delegados do estado.

Como repórter investigativo, acompanho o trabalho do delegado Uchôa há anos, conheço as dificuldades e as barreiras enfrentadas por ele, durante a sua escalada na sua carreira policial, das grandes investigações, realizadas por ele, assim como sei das grandes prisões e elucidações dos mais variados crimes. Conheço também o seu lado amigo, humano e espiritual. É uma pessoa sensível as causas sociais e animais, é um espiritualista temente a Deus, solidário, fiel, companheiro, amigo e comprometido com a segurança pública do Maranhão.

Vejam aqui um trecho do que fala o delegado Uchôa sobre o seu trabalho no 6°DP.


Mesmo com inúmeras dificuldades,conseguímos remeter alguns inquéritos policiais à Justiça com completa elucidação dos crimes, tanto de roubos e furtos como de homicídio, afora outros casos relatados com diligencias complementares em sede de autuações em flagrante tanto pelo 6DP/Cohab como as oriundas do Plantão do Cohatrac.

Além dos casos resolvidos acima, ainda fizemos algumas audiências com mediações de conflitos nos casos de crimes de menor potencial ofensivo registrados no Distrito Policial ao longo desses últimos dez dias. E, claro, com as bençãos de Deus, com sucesso total.


Assim vamos cumprindo com nossas obrigações, mesmo, como dito, com profunda falta de condições de trabalho, pois nosso telefone fixo não faz ligação para celulares, temos pouquíssimos investigadores, uma única viatura policial e apenas uma escrivã de carreira, mas "...quem sabe faz a hora, não espera acontecer...".Concluiu Uchôa.





                                                    Por Stenio Johnny
                                           Radialista/Repórter Investigativo
                                                    RPJ/MA 0001541

Thiago Diaz faz propaganda de licitação irregular para assessoria jurídica


Por/Atual7


                     Thiago Diaz faz propaganda de licitação irregular para assessoria jurídica

O presidente da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Thiago Diaz, fez propaganda de um processo licitatório irregular para contratação de assessoria jurídica pela Prefeitura Municipal de Barreirinhas, comandado pelo peemedebista Albérico Filho.
A licitação está marcada para ocorrer às 10 horas e 30 minutos desta sexta-feira 24. Baixe o processo diretamente do próprio link divulgado por Diaz — acesse a última página.
De acordo com o documento divulgado pelo presidente da OAB-MA em sua página pessoal no Facebook, entre as fontes de recursos para pagamento do escritório de advocacia que se consagrará campeão no processo estão fundos de verba federal e municipal, todos carimbados para aplicação em destinações específicas.
licitacao-irregular-prefeitura-barreirinhas-divulgada-por-thiago-diaz-presidente-oab-maranhao

No item observação, como pode ser atestado na imagem acima, o edital descreve que o dinheiro utilizado para garantir a contratação da assessoria jurídica será retirado do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), Fundo Municipal de Saúde (FMS), Quota Salário Educação (QSE) e Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).
Além de entrar com um pedido na Justiça pedindo a anulação do processo, cabe ao Ministério Público do Maranhão, no mínimo, uma reprimenda no presidente da OAB-MA, ainda que nos bastidores, pelo incetivo ao ilícito com a divulgação da licitação irregular.
Difícil, porém, que a segunda ação aconteça.

Curso de Choque da PMMA realiza visita técnica na PM de Minas Gerais


02

Policiais Militares do II Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Maranhão – IICOPC/PMMA, estão realizando, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, uma visita técnica ao Batalhão de Polícia de Choque do Estado de Minas Gerais. Na ocasião os alunos do curso estão sendo submetidos à rotina, procedimentos operacionais, além de conhecerem a história, instalação e logística do BPChoque daquele estado.
01
Segundo o tenente coronel Wellington, comandante do BPChoque no Maranhão, os alunos estão recebendo treinamentos ministrados por Praças e Oficiais das tropas especializadas da Polícia Militar de Minas Gerais, que possuem treinamentos e conhecimentos sobre diversas modalidades de atuação da tropa de Choque. O oficial informou ainda que estão sendo ministradas instruções de Legislação de Controle de Distúrbio Civis (CDC), Negociação em Movimentos Sociais e Manifestações (teoria e prática), além de uma visita técnica ao Estádio do Mineirão.

O tenente coronel Wellington, informou também, que os alunos visitarão ainda a Polícia Militar do Estado de São Paulo, e que estes intercâmbios entre as corporações militares resultaram em uma unificação nos procedimentos e doutrinas do emprego das tropas de Choque nas operações.
                                          
                                           BPChoque
Mais sobre o curso
 O II Curso de Operações de Choque começou no mês de janeiro e conta com Oficiais e Praças das Polícias do Maranhão, Piauí e Acre. O Curso tem carga horária de 507 horas/aulas e estão sendo ministradas por policiais da PMMA e de corporações coirmãs nos períodos da manhã, tarde e noite. O objetivo é aprimorar o formando nas mais variadas disciplinas, tais como: Técnicas e Táticas de Controle de Distúrbios Civis, Atuação em Estabelecimento Prisional, Gerenciamento de Crise, Abordagem, Reintegração de Posse em Área Rural e Urbana, entre outras. 

Passagem de Comando do 21º BPM

TJMA funcionará em regime de plantão durante o Carnaval


                        Arte: Carlos Sales/ Asscom TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão funcionará em regime de plantão durante todo o Carnaval. No período são recebidas apenas demandas urgentes, nas esferas Cível e Criminal, incluindo pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outros.
Da sexta-feira (24) até o domingo (26), quem responderá pelo plantão de 2º Grau será o desembargador Vicente de Paula Gomes. Os servidores plantonistas do período são Silvio Roberto Pereira Soares e Roberto M. Carvalho.
Na segunda-feira (27), quem assume o plantão judiciário é o desembargador Raimundo Melo. Os servidores plantonistas são Gracy Nary S. Pinto e Lilah de M. Barreto.
O número do telefone disponibilizado para o plantão judiciário de 2º Grau é o (98) 98815-8344. Antes de dirigir-se ao local de atendimento, é necessário entrar em contato com os servidores plantonistas, que – além das providências necessárias ao cumprimento de qualquer decisão determinada na ação – são os responsáveis pelo processamento e encaminhamento das ações ao desembargador de plantão.
A escala de plantão dos desembargadores, servidores e oficiais de justiça plantonistas do Tribunal de Justiça do Maranhão está publicada em Plantão do 2º Grau.
Já para as demandas do 1º Grau, os números são (98) 98880-5339 e 98811-2153 (Cível) e (98) 98818-7951 e 98802-7484 (Criminal). A escala do plantão judicial da Comarca da Ilha pode ser consultada aqui.
SUSPENSÃO DE EXPEDIENTE – Na sexta-feira (24), por determinação da Portaria Conjunta 1/2017, assinada pelo presidente do TJMA, Cleones Carvalho Cunha, e corregedora-geral da Justiça, Anildes Chaves Cruz, o expediente nos prédios sede do Tribunal, Corregedoria – ambas na Praça Pedro II – e Centro Administrativo do TJMA – Rua do Egito – será suspenso a partir das 15h.
De acordo com o documento, a exemplo do ocorrido em 2016, a suspensão ocorre, independentemente do plantão judicial e se dá em razão do início das movimentações dos blocos carnavalescos pela região do Centro da cidade. Ficam funcionando normalmente o protocolo e distribuição do TJMA e protocolo da CGJ-MA.

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

Mantida sentença de condenação de ex-prefeito por improbidade em Magalhães de Almeida


                          Decisão foi unânime na 5ª Câmara Cível. Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA
A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi unanimemente desfavorável ao recurso apresentado pelo ex-prefeito do Município de Magalhães de Almeida, João Cândido Carvalho Neto. O Juízo da Vara Única da Comarca já havia condenado o ex-gestor e a empresa M. da S. de Carvalho Gestão Empresarial ao ressarcimento integral – em valor a ser apurado – de dano causado pela ausência de licitação para contratação de empresa para realização de concurso público.
Os dois também foram condenados a pagar multa civil no valor de R$ 85 mil. Carvalho Neto ainda perdeu a função pública, teve os direitos políticos suspensos por cinco anos e ficou proibido de contratar com o poder público, assim como a empresa nesse último caso.
Insatisfeitos, eles recorreram ao Tribunal de Justiça contra a decisão de primeira instância que julgou procedentes os pedidos da Ação Civil por Ato de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público do Maranhão.
Alegaram cerceamento de defesa, em razão de julgamento antecipado; necessidade de conexão da ação com outras duas que deveriam ser julgadas em conjunto; e pediram nulidade da sentença, em razão de os fatos estarem pendentes de julgamento. No mérito, defenderam ausência de qualquer ato irregular ou de má-fé.
O desembargador José de Ribamar Castro (relator) rejeitou a preliminar de cerceamento, porque disse que o magistrado tem o poder e dever de julgar antecipadamente a demanda, ao constatar que há documentos suficientes nos autos para instruir seu entendimento.
Quanto à possível não aplicação de regras de conexão, Castro citou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual, o juiz tem condições de aferir a real necessidade de os processos serem reunidos ou não.
O relator também afastou a preliminar de nulidade apontada por suposta razão de fatos pendentes de julgamento, por entender que a análise das preliminares anteriores rechaça também esta última.
No mérito, o desembargador entendeu que os apelantes não têm razão em seus argumentos. Ribamar Castro mais uma vez citou entendimento do STJ e disse que não há como deixar de reconhecer o dolo genérico, uma vez que foram apontadas as irregularidades na contratação da empresa citada para a realização de concurso público no município, na gestão do então prefeito João Cândido de Carvalho Neto.
Os desembargadores Raimundo Barros e Ricardo Duailibe concordaram com o entendimento do relator, de que a contratação se deu à revelia das normas, e também negaram provimento ao recurso do ex-prefeito e da empresa.

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

Justiça condena hospital que exigiu cheque caução para atendimento de emergência


                      Voto do Des. Paulo Velten foi acompanhado pelos demais integrantes da Câmara. Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA

O Hospital São Domingos terá que indenizar, por danos morais, uma mulher que ingressou na instituição de saúde apresentando quadro de gravidez fora do útero e forte perda de sangue, cujo atendimento foi condicionado a apresentação de cheque caução para a prestação do serviço médico-hospitalar emergencial.
A decisão é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que, em julgamento de apelação cível ajuizada pelo hospital, manteve sentença do Juízo da 15ª Vara Cível de São Luís, condenando a instituição de saúde ao pagamento de indenização no valor de R$ 5 mil. O processo foi julgado no colegiado sob a relatoria do desembargador Paulo Velten.
A paciente – que apresentava quadro de “gravidez ectópica rota” – teve que ser levada ao centro cirúrgico, em tempo inferior a quatro horas após seu ingresso no hospital, o que indicou que seu caso implicava em risco imediato de vida ou lesões irreparáveis, restando configurada a situação de emergência.
Após oito minutos da entrada da mulher no centro cirúrgico, o hospital recebeu cheque antecipado do marido da vítima no valor de R$ 10 mil, quantia superior ao real custo dos serviços prestados que totalizaram em R$ 8,494 mil.
“Considerando que o parâmetro para a aferição da emergência do caso deve ser o conceito estabelecido pelo ordenamento jurídico, e não aquele que melhor convém ao apelante, não há dúvida de que a apresentação do cheque foi exigida como condição para atendimento médico-hospitalar de caráter emergencial, conduta vedada pelo direito pátrio”, entendeu o desembargador Paulo Velten.
DEFESA – Em contraposição à decisão do juiz de base, o hospital sustentou no recurso interposto junto ao TJMA que o pagamento pelo procedimento cirúrgico somente foi realizado após o início da cirurgia, não havendo que falar em exigência de cheque caução.
Argumentou que o procedimento cirúrgico solicitado pelo médico não configurou atendimento emergencial, conceito que compreenderia apenas para o primeiro atendimento prestado por profissional de medicina a um paciente no setor de emergência de um hospital, para fins de exame, diagnóstico, tratamento e orientação. Sustentou também que não ficou configurado o dano moral.
O desembargador Paulo Velten destacou que, embora possa ser verdadeira a alegação de que o pagamento somente foi realizado após o início da cirurgia, o curtíssimo intervalo de tempo entre a entrada da paciente no centro cirúrgico e a apresentação do cheque demonstra que a hipótese é sim de exigência de cheque caução.
Velten ressaltou ainda que não é concebível que o marido tenha apresentado cheque em nome de terceiro, em valor superior ao custo real dos serviços prestados, poucos minutos após a entrada de sua esposa no centro cirúrgico, inclusive antecipando-se à emissão de fatura de que trata o contrato firmado com o hospital, tudo sem que a instituição de sáude lhe tivesse exigido o pagamento como condição para a realização da cirurgia.
O voto do relator foi acompanhado pelos desembargadores Marcelino Chaves Everton e José Jorge Figueiredo dos Anjos, em conformidade com parecer do Ministério Público do Maranhão (MPMA). (Processo nº. 57.989/2015)

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

PF cumpre mandados de prisão no Rio em nova fase da Lava Jato

           

De acordo com a polícia, os investigados vão responder por prática de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, entre outros


      PF deflagra 38ª fase da Operação Lava Jato
Movimentação na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro (RJ), durante a 38ª fase da Operação Lava Jato. (Jose Lucena/Futura Press/Folhapress)


Polícia Federal está nas ruas do Rio de Janeiro, desde as 6h da manhã desta quinta-feira, para cumprir mandados de prisão na 38ª fase da Operação Lava Jato. São 15 mandados de busca e apreensão e outros dois de prisão preventiva para os lobistas Jorge Luz e Bruno Luz, pai e filho respectivamente. De acordo com a polícia, os investigados vão responder pela prática de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Jorge, de 73 anos, era tratado pelos investigadores como uma espécie de ‘pai dos operadores’ de propinas no esquema de corrupção na Petrobrás. Seu nome já tinha aparecido na Lava Jato durante as delações do ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró e do operador de propinas Fernando Baiano. Em abril de 2016, Cerveró disse ao juiz Sérgio Moro que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu propina de US$ 6 milhões por meio do lobista Jorge Luz, em 2006. O repasse, segundo ele, foi acertado em um jantar na casa de Jader Barbalho, em Brasília, com a presença de Renan Calheiros, Paulo Roberto Costa e Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro.
O nome da operação – Blackout – é uma referência ao sobrenome dos lobistas e tem por objetivo demonstrar a interrupção definitiva da atuação destes investigados como representantes do poderoso esquema de corrupção. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, mas eles ainda não foram encontrados e a polícia já trabalha com a possibilidade de eles estarem fora do país.
Em despacho, o juiz Sergio Moro ressaltou o “caráter serial dos crimes” e a “atuação criminal profissional” de pai e filho. “O caráter serial dos crimes, com intermediação reiterada de pagamento de vantagem indevida a diversos agentes públicos, pelo menos dois diretores e dois gerentes da Petrobras, em pelo menos cinco contratos diferentes da Petrobras, aliada à duração da prática delitiva por anos e a sofisticação das condutas delitivas, com utilização de contas secretas em nome de offshores no exterior (cinco já identificadas, sendo quatro comprovadamente utilizadas para repasses de propinas), é indicativo de atuação criminal profissional”.
O lobista Jorge Luz, investigado pela PF
O lobista Jorge Luz, investigado pela PF (Reprodução)

Jorge Luz sempre foi conhecido como homem de confiança de Renan Calheiros e Jader Barbalho e tinha um bom trâmite entre políticos do PMDB, PT e PP. Ele costumava abrir caminho à realização de bons negócios para empresas nacionais e multinacionais. Em troca, receberia ‘pagamentos’, para serem divididos com parlamentares do esquema. Em junho de 2016, a PF levantou os registros de entrada e saída do país de Jorge e seu filho, Bruno Luz , e descobriu  que ambos viajavam com frequência para Miami, Europa e, no caso de Bruno, para o Panamá em 2013. O país é conhecido por ser um paraíso fiscal.
Segundo o procurador Diogo Castor de Mattos, da força-tarefa da Lava Jato, as prisões foram decretadas “para garantia de ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal, tendo em conta a notícia que os investigados se evadiram recentemente para o exterior, possuindo inclusive dupla nacionalidade”. A nota enviada pelo Ministério Público Federal (MPF) ressalta que, sendo confirmada a evasão dos suspeitos para o exterior, será pedida a inclusão deles na lista de foragidos internacionais da Interpol.

Por/VEJA.com

Desembargador Lourival Serejo deixa a Corte Eleitoral


              TRE-MA - Encerramento do biênio do Desembargador Lourival Serejo - Capa


A Corte Eleitoral do Maranhão despediu-se, em sessão jurisdicional ocorrida nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, do desembargador Lourival Serejo, em decorrência do encerramento de seu biênio como membro efetivo, categoria desembargador.

No início de seu discurso, o desembargador Lourival agradeceu a lealdade do seu companheiro de gestão, desembargador Raimundo Barros, vice-presidente e corregedor,  que, juntos, conseguiram desenvolver um trabalho com harmonia e compreensão mútuas,  resultando no êxito das eleições de 2016. Agradeceu, também, o servidorGilson Borges, pela sua atuação como diretor desta Casa, pela sua capacidade de lidar com todos os servidores da capital e do interior, e por ter se mantido sereno nos momentos mais difíceis.

Aproveitou para dizer que todas as coisas importantes – mesmo as invisíveis, mesmo as pouco notadas – foram feitas, na medida das suas possibilidades e do pouco tempo que foi dado para executá-las. "Se cheguei aqui com a alegria de quem estava voltando para casa, saio com a recompensa de estar mais forte e mais abastecido pelas lições tiradas da convivência que experimentei neste ambiente de trabalho, tanto com os membros desta Corte, como com os servidores".

E finalizou enaltecendo a  integridade e a dedicação dos servidores do TRE: "eles têm o sentido da participação, sabem que pertencem a uma instituição e sentem a responsabilidade de contribuírem para seu engrandecimento e para suas realizações. Em todas as reuniões que presidi, percebi esse sentimento presente. Não vou deixar de me lembrar dessa experiência tão positiva".

O procurador regional eleitoral reconheceu a competência do desembargador na área eleitoral e sua credibilidade como magistrado.  O desembargador Barros, após a manifestação de cada membro da Corte, encerrou os cumprimentos dizendo que o Tribunal deixa de ter um magistrado com uma formação muito sólida, não só na área eleitoral, como cultural de modo geral. Um homem de espírito público, com decisões firmes e transparentes.


Na ocasião foi feita o descerramento da sua foto na galeria dos ex-presidentes.


Resultado de imagem para FOTOS LOGOMARCA TRE-MA


Professores dizem que reajuste proposto por Flávio Dino é ilegal


               

Professores da rede estadual de ensino criticaram, ontem (22), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, a Medida Provisória nº 230/2017, que altera o Estatuto do Magistério e prevê, em 2017, um reajuste de 8% sobre os vencimentos e a Gratificação por Atividade no Magistério (GAM), para quem ganha abaixo do piso, e somente sobre a GAM para as demais classes.
A categoria, no entanto, alega que o professores que ganham abaixo do piso são a minoria e exige reajuste dos vencimentos, como definido na chamada Lei do Estatuo, para toda a classe.
Os professores dizem que Flávio Dino usou de força bruta ao encaminhar ao Legislativo a proposta de reajuste em forma de MP – que tem força de lei, sem a necessidade de aprovação imediata dos deputados, o que pode ocorrer em até 60 dias.
Blog do Gilberto Léda conversou com dois deles, que curiosamente fazem parte da atual diretoria do Sinproesemma – sindicato que na verdade se transformou numa espécie de “puxadinho” do Palácio dos Leões -, mas discordam da atual condução da entidade.
“Um governo que nasceu sob o diálogo, agora usa de força bruto, de um ardil ditatorial para conceder aos professores um reajuste que não foi debatido com a classe”, reclamou Euges Lima, secretário de Cultura do sindicato.
Já o diretor jurídico do Sinproesemma, professor Francarlos Ribeiro, contesta a legalidade da medida.
Segundo ele, a MP institui uma nova dinâmica de reajuste, aumentando apenas a GAM, quando o Estatuto do Magistério, em seu artigo 32, estabelece que, na data base, o Poder Executivo deve proceder “aos ajustes dos valores do vencimento do Subgrupo Magistério da Educação Básica (sic)”.
“Ao editar a MP 230/2017 o governo não fez qualquer modificação ao artigo 32 do Estatuto. Então, esse trecho do Estatuto segue valendo, no nosso entendimento”, declarou.
Para eles, a nova fórmula implantada pelo governo comunista irá, na verdade, congelar salários dos professores.
Gilberto Léda

POLÍCIA CIVIL ATUARÁ EM PLANTÃO ESPECIAL NO “CARNAVAL 2017”

                       
              
                 Superintendente da SPCC Armando Pacheco


A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), informou, na manhã desta quarta-feira (22), as implementações que serão realizadas durante os períodos festivos de carnaval de 2017. Dentre o planejamento, está o funcionamento em caráter ininterrupto das delegacias durante o período e um posto especial estará atuando em área estratégica, para tornar mais célere o atendimento e a resolução das demandas.
Segundo o Superintendente, Armando Pacheco, o efetivo trabalhará nos 05 plantões permanentes em regime de 24h, localizados nos bairros da Cidade Operária, Cohatrac, Centro, Maiobão e Vila Embratel.
Cidade OperáriaAv. Principal s/n
CohatracAv. Norte Sul s/n
CentroRua do Norte
MaiobãoAv. 15 s/n
Vila EmbratelAv. João Figueiredo s/n.

Além desses, um plantão reforço atuará durante o período das festas das 16:00 até as 01:00 da madrugada horário que termina as festividades. Dessa forma, a Polícia Civil objetiva permanecer mais próximo ao circuito carnavalesco, facilitando o acesso e tonar mais ágil o atendimento ao folião.
24 delegados, 24 escrivães e 120 investigadores formarão a força da Polícia Civil durante o carnaval na capital. Outros 401 policiais foram encaminhados para reforçar a segurança no interior do estado, em cidades onde a aglomeração de brincantes é maior.
“Nós pedimos que as pessoas evitem exagerar quando ingerir bebida alcoólica, tenha atenção redobrada com seus pertences, tenha cuidado nos locais onde guarda os veículos. Atitudes como essa podem evitar muitos delitos. No mais, nós estamos preparados para atender a sociedade da melhor forma possível”, concluiu Armando Pacheco.

Ascom/SSP
Secretaria de Segurança Pública

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

EXCLUSIVO: DESAPARECIMENTO DE POLICIAIS MILITARES NA CIDADE DE BURITICUPU-MA, CHAMA À ATENÇÃO DE JORNALISTAS INVESTIGATIVOS DO BRASIL


                        
                        Resultado de imagem para POLICIAIS DESAPARECIDOS EM bURITICUPU -ma
                         Policiais maranhenses desaparecidos em novembro de 2016

Repórter investigativo de uma grande rede de televisão, chegará no sábado em São Luís, para acompanhar a nível nacional, o desenrolar do caso dos policiais desaparecidos na cidade de Buriticupu, que até hoje segue sem que as autoridades policiais do Maranhão apresentem uma solução para o caso.

O desaparecimento dos militares, até hoje constitui um mistério, segundo denúncias repassadas por informantes que residem naquela cidade ao titular deste blog, os policias teriam sidos mortos e enterrados dentro de um carro, em um povoado próximo aquela cidade e que policiais militares e um delegado de polícia, estariam envolvidos na trama que ceifou a vida dos dois policiais.

                         
                                 Delegada Nilmar da Gama, está a frente das investigações

A nossa reportagem entrevistou a delegada Nilmar da Gama que disse ao repórter Stenio Johnny, que não poderia passar maiores informações por se tratar de uma investigação, que está sob segredo de justiça, falando apenas que as investigações se encontram em estágio avançado e que nessa semana, seriam passadas maiores informações sobre o caso. Só que até agora nada foi informado pela Polícia Civil.

A matéria postada na semana passada, por este blog, repercutiu muito, sendo exibida inclusive a nível nacional, o que chamou atenção do jornalismo investigativo brasileiro. A partir dessa matéria, colegas jornalistas de vários canais de comunicação, redes sociais, e sites do Brasil, diariamente estão entrando em contato com o titular deste blog, pedindo maiores informações sobre o caso.

Quando a polícia não descobre, a imprensa desvenda e elucida o crime

Equipes de jornalistas investigativos vão está em São Luís e descaracterizados irão realizar um minucioso trabalho investigativo na cidade de Buriticupu na semana do carnaval, com o intuito de descobrir. Como? Onde? e porque? o cabo Júlio César da Luz Pereira e o soldado Carlos Alberto Constantino, foram assassinados com instinto de crueldade e até hoje a Polícia Civil do Maranhão não elucidou o crime.


O grupo de Jornalistas investigativos, irão descobrir também, se houve participação de militares, inclusive de um coronel PMMA e de um delegado da Polícia Civil do Maranhão, para isso um levantamento de área será feito e várias reportagens serão realizadas, em São Luís e na cidade de Buriticupu, para serem apresentadas a nível nacional.



ASSISTA AQUI MATÉRIA REALIZADA COM A DELEGADA NILMAR DA GAMA, EXIBIDA A NÍVEL NACIONAL NO DIA 15 DE FEVEREIRO 2017





Por/Steneio Johnny
Radialista/Repórter investigativo
RPJ/MA 0001541
                                                               

A MÁSCARA CAIU! Flávio usa jatinho e helicóptero numa mesma viagem


Por/Blog Luís Pablo

                        Flávio Dino não quer mais andar de carro: só de jatinho ou helicóptero

O governador Flávio Dino (PCdoB) utilizou ontem duas aeronaves, um turbo-hélice [King Air] e um helicóptero, para se deslocar aos municípios de Codó e Coroatá. Acompanhado de assessores, o comunista cumpriu agenda nos municípios, e depois retornou para a capital.
O deslocamento do governador ao interior do estado acabou provocando duas despesas aos cofres públicos, uma vez que duas aeronaves foram utilizadas. Para utilizar o turbo-hélice, o Governo do Estado precisa desembolsar o equivalente a R$ 36,50 por quilômetro percorrido, segundo estimativa de preço apontada em edital de licitação.
Já com o helicóptero, utilizado pelo GTA, há gastos com combustível, manutenção e diária aos policiais militares que trabalham no veículo. Na viagem de ontem, Flávio Dino utilizou primeiro o King Air, e pousou no aeroporto FC, no município Codó, onde foi recebido pelo prefeito Francisco Nagib (PDT). De lá, ele seguiu para o município de Coroatá num helicóptero.
Licitação – O Governo do Estado marcou para o dia 24 deste mês, próxima sexta-feira. No edital da licitação, a estimativa de gasto apontada é de R$ 7,7 milhões para 2017.
Ao todo, serão até R$ 5,2 milhões para o aluguel de um jatinho particular – a R$ 10,3 mil a hora/voo – e até R$ 2,4 milhões para o aluguel de um turbo-hélice – a R$ 36,50 o quilômetro percorrido.


                    

Para efeito de comparação, a estimativa de gastos do Governo com esse tipo de serviço para este ano, superior à marca de R$ 1 milhão do que foi efetivamente gasto em 2016.
No ano passado, Flávio Dino utilizou R$ 6,8 milhões dos cofres públicos para pagar a Heringer Taxi Aéreo pelo aluguel de duas aeronaves com as mesmas características. O valor de 2016, por sua vez, foi mais do que o dobro do que fora gasto em 2015 com o mesmo serviço.
Um detalhe interessante em relação ao tema, diz respeito à incoerência do governador Flávio Dino sobre o aluguel de aeronaves. Em 2013, quando ainda atuava na oposição em busca do seu primeiro mandato, o comunista condenou o aluguel de aeronaves pelo Executivo Estadual.
“Com os vários helicópteros e aviões alugados pelo Governo do Maranhão, daria para propiciar um transporte eficiente e digno para pacientes graves que atualmente sofrem com ambulâncias nas estradas maranhenses. E melhorar a segurança pública em todas as regiões do estado. Mas a oligarquia prefere o uso eleitoreiro. Ilegal e imoral”, disse.
Flávio Dino, agora no Poder, gasta milhões com o mesmo tipo de transporte.

Superintendente da SPTC, diz que força tarefa foi montada para atender as demandas periciais, durante a temporada carnavalesca no Maranhão


                      
                         Perito Criminal Miguel Alves/Superintendente da SPTC

O perito Miguel Alves Superintende de Polícia Técnico-Cientifica, em entrevista concedida a nossa reportagem, falou que por determinação do Secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela. A Polícia Civil do Maranhão através da SPTC, que cuida dos trabalhos periciais no Maranhão, está com suas equipes e plano de ação montado para atender as demandas no período momesco, para isso irá reforçar os institutos que fazem parte da superintendência. Equipes do IML, ICRIN, e do Instituto Laboratorial de Análise Forense, terão um um maior reforço por atender o maior número de demandas.

O superintendente disse que além da capital, a SPTC estará presente nas cidades de Imperatriz e Timon onde existem unidades dessa superintendência, que essas unidades, terão aumento no efetivo para atender as diferentes situações onde houver necessidade dos trabalhos periciais. Informou que nos municípios maranhenses onde não existem unidades da superintendência, equipes de peritos da capital, ou do interior mais próximo a demanda, serão deslocadas para fazer o atendimento. 

Quanto aos trabalhos na capital, o perito Miguel Alves falou que devido a grande demanda neste período, uma força tarefa foi montada para atender aos casos onde a necessidade, dos trabalhos periciais, durante o Reinado de Momo.

No que diz respeito a informação a imprensa, o superintendente falou, que todos os dados, serão enviados a Delegacia Geral, que por sua vez repassará as informações  a secretaria de Segurança, que divulgará os resultados deste trabalho aos profissionais da imprensa maranhense, com informações diária. Ressaltou que o Maranhão, é único estado da federação que divulga diariamente as ocorrências policiais que acontecem na temporada carnavalesca. disse!

Considerações Finais

O superintendente disse que tem recebido apoio significativo do secretário Jefferson Portela, assim como do  Dr. Lawrence Melo delegado geral, que o secretário de segurança tem dado as condições necessárias para que não só ele, como os profissionais da área pericial da SSP/MA, realizem um bom trabalho.

Através da restruturação que está sendo feita dentro do Sistema de Segurança Pública com reaparelhamento, aumento de efetivo e capacitação dos nossos profissionais, o Maranhão através da SSP/MA prestará um bom serviço a população. Concluiu Dr. Miguel Alves.


                                                  Por/Stenio Johnny
                                         Radialista/Repórter Investigativo
                                                  RPJMA/ 0001541 


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Babalorixá Pai Dudu, denuncia Deputado Federal do Maranhão


Babalorixá Pai Dudu 

O Babalorixá Pai Dudu, procurou a nossa reportagem para denunciar o deputado Victor Mendes por acordo não cumprido na campanha das de 2014.

Segundo Pai Dudu depois de ter informado ao deputado um presságio sobre a sua campanha, afirmando que Victor Mendes seria eleito deputado federal, o parlamentar disse ao Pai de Santo, que o ajudasse na sua eleição, que se eleito fosse, deixaria Pai Dudu como funcionário da Assembleia Legislativa do Maranhão. O que não aconteceu!

O deputado foi eleito mas não cumpriu com a promessa feita ao Babalorixá, que agora depois de dois anos de longa espera e chá de cadeira em seu gabinete. Pai Dudu resolveu tornar público o acordo feito entre os dois, que não foi cumprido por parte do deputado Federal Victor Mendes. Decepcionado com a atitude do parlamentar,  Pai Dudu procurou o titular deste blog, para publicamente cobrar o que foi prometido em campanha.

O Babalorixá Pai Dudu, é reconhecido no estado como um dos mais conceituados Pai de Santo, tendo ajudado pessoas de diferentes camadas sociais, entre elas os que compõe a classe política. O Babalorixá também ficou conhecido no Maranhão pelas sua famosas previsões, dentre elas estão:
                     
                           Pai Dudu e o deputado federal Victor Mendes

A previsão feita por ele, quando disse que São Luís, teria uma prefeita no comando da cidade, se referia a vitória de Gardenia Gonçalves na prefeitura.

Uma outra previsão, Pai Dudu falou da queda de uma pequena aeronave que causaria a morte de três parlamentares, no ano de 96 fato que aconteceu. No esporte Pai Dudu previu que o Sampaio Correa seria campeão brasileiro série C em 1997, previu que  no mês de novembro de 2016, morreria um grande político no Maranhão e que seu corpo seria velado na Assembléia Legislativa.

No final da entrevista, Pai Dudu voltou a cobrar o Deputado Federal Victor Mendes 

"Deputado, procure cumprir e saudar a sua dívida comigo, dois anos se passaram e em momento algum, você me procurou par cumprir o compromisso assumido comigo na campanha das eleições 2014." 




                                   ASSISTA AQUI ENTREVISTA COM PAI DUDU



Por/Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RPJ/MA 0001541
                                                         

Um futi com o dinheiro do contribuinte, Dutra? Vereador, em áudio, revela esquema de licitação em Paço do Lumiar…


Emendas parlamentares!!! O atual prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, conhece como ninguém… As bandalheiras com esse tipo de verba é conhecida por esse país afora!!! E agora um vereador aliado declara as armações com o dinheiro do contribuinte… Um futi…

                         Eita vereador “bom”!!!

















O vazamento de um áudio de uma conversa do vereador Júlio Pinheiro (PEN), aliado do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), revela um esquema de favorecimento em licitações de obras custeadas por emendas parlamentares. No diálogo, o vereador também discute com um interlocutor não identificado a nomeação de pessoas ligadas ao grupo de Dutra para cargos na administração municipal.
Inicialmente, o vereador menciona os indivíduos que serão contemplados com empregos na prefeitura. No áudio, é possível identificar nomes como Passinho (ligado a Núbia, que não se sabe se é a primeira-dama e secretária de Administração, Finanças, Fazenda e Articulação Governamental, Núbia Dutra); Israel (apadrinhado por Denise, esposa de Diego, que estaria providenciando a portaria da nomeação); a mulher de Malaba; e Júnior (sobrinho do interlocutor).
Ao ser indagado sobre os órgãos onde os indicados para os cargos serão lotados, o vereador disse não saber. Limitou-se a dizer que serão chamados aos poucos.
Esquema de licitações
O áudio contém uma informação ainda mais comprometedora. Ao falar sobre a liberação de emendas aos membros da Câmara Municipal, Júlio Pinheiro disse já ter conversado com Núbia Dutra e que ela teria recomendado alguns procedimentos. Um deles seria “retirar a empresa do nome de Fabinho”, que vem a ser filho do vereador, “para poder fazer aquela jogada”.
Mais adiante, Júlio fala em estradas vicinais e diz que ao tratar do assunto com a primeira-dama, ficou acertado que ele indicará a empresa para executar as obras. Para tanto, seria feito o procedimento aparentemente normal, ou seja, uma mera simulação, pois as vencedoras do certame| serão as construtoras ligadas ao vereador. “Esse que será o negócio bom para a gente”, finalizou o aliado de Dutra.