quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Desembargador José Luiz Almeida determina soltura do ex-secretário João Abreu




O desembargador José Luiz Almeida determinou a soltura em decisão monocrática. (Foto: Ribamar Pinheiro)
               Desembargador José Luiz Almeida 
                      (Foto: Ribamar Pinheiro)


Em julgamento de habeas corpus, com pedido de liminar, nesta terça-feira (29), o desembargador José Luiz Almeida determinou, em decisão monocrática, a soltura do ex-chefe da Casa Civil do Governo Estadual, João Abreu, preso preventivamente na última sexta-feira (25), pela Polícia Civil.
Na decisão, o desembargador José Luiz Almeida frisou que não foi explicitado, de forma concreta, de que maneira a liberdade de João Abreu colocaria em risco a sociedade. Segundo ele, a carência de fundamentação do decreto prisional autoriza a imposição de medidas alternativas à prisão, desde que os respectivos requisitos, relativos à necessidade, estejam presentes.
A liminar deferida pelo desembargador substitui a prisão preventiva por medidas cautelares, entre elas o comparecimento mensal de João Abreu em juízo para informar e justificar atividades, ficando este proibido de mudar de endereço e de se ausentar da comarca sem prévia autorização judicial.
João Abreu fica, também, proibido de manter contato com os demais investigados, indiciados e réus na operação “Lava-jato”, por qualquer meio, além de ocupar cargo público em todo território nacional, na estrutura dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em âmbito Federal, Estadual e Municipal.  
De acordo com a decisão do magistrado, além de ficar também proibido de deixar o país – devendo entregar seu passaporte em juízo, em até 48 horas – João Abreu passará a ser monitorado com a utilização de tornozeleira eletrônica, para viabilizar a fiscalização do cumprimento das medidas impostas de forma mais fidedigna.
Na determinação, o desembargador adverte que a implementação das medidas ocorrerá sem prejuízo de outras providências que venham a se tornar necessárias no curso da persecução criminal. Ele afirma que o eventual descumprimento injustificado das referidas medidas ensejará o restabelecimento da ordem de prisão, conforme o artigo 282, parágrafo 4º, do Código de Processo Penal.

(Processo nº 48.290/2015)

Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198.4370

Governo oficializa construção da estrada que liga Paulino Neves a Barreirinhas






O Governo do Estado oficializou na manhã desta quarta-feira (30), a construção da estrada que liga as cidades de Paulino Neves a Barreirinhas. O novo trecho permitirá a integração rodoviária do Maranhão à Rota das Emoções, ao lado dos estados do Ceará e Piauí, trecho fundamental para o turismo brasileiro. Fruto de uma parceria público-privada, a primeira fase de construção da estrada será executada pela empresa Ômega Energia, em seguida, o Governo do Estado prosseguirá com as obras de pavimentação do novo trecho.
Idealizada pelo ex-governador Jackson Lago, o projeto da estrada Paulino Neves a Barreirinhas ficou engavetado nos últimos anos. A construção da nova rota volta a compor o conjunto de prioridades do Executivo Estadual, fortalecendo o potencial turístico da região, consolidando a economia local, gerando emprego e renda.
“Vivemos um modelo de governância amplo, aberto e com parcerias eficazes. Este é mais um importante passo, a cada dia trabalhamos para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo no Maranhão. Hoje há uma relação de maior qualidade entre o poder público e os investidores privados no Maranhão”, disse Dino.
A nova estrada, com 30 km, permitirá que os turistas percorram um trajeto menor entre Jericoacoara (CE) e as cidades dos Lençóis Maranhenses. Os 390 km percorridos a menos entre Barreirinhas (MA) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) beneficiam turistas e também caminhões de cargas que economizarão tempo e recursos financeiros com a nova estrada.

Gustavo Matos, diretor da Ômega Energia; prefeito de Barreirinhas, Léo Costa; governador Flávio Dino, prefeito de Paulino Neves, Raimundo Filho; secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto e Edílson Baldez, presidente da Fiema. (esquerda à direita). Foto: Karlos Geromy/Secom
Gustavo Matos, diretor da Ômega Energia; prefeito de Barreirinhas, Léo Costa; governador Flávio Dino, prefeito de Paulino Neves, Raimundo Filho; secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto e Edílson Baldez, presidente da Fiema. (esquerda à direita). Foto: Karlos Geromy/Secom
“A estrada permitirá que as pessoas tenham o direito de ir e vir com tranquilidade, aquecerá a economia local, fortalecendo o turismo e diminuindo a distância entre as cidades dessa região tão importante”, disse Clayton Noleto, secretário estadual de Infraestrutura.
Os prefeitos Léo Costa (Barreirinhas) e Raimundo Lídio (Paulino Neves) participaram da solenidade e destacaram que este é um antigo sonho que agora se torna realidade. A estrada permitirá o fortalecimento do turismo e da economia regional. Conhecidos por suas belezas naturais, a integração entre os Parques Nacionais de Jericoacoara (CE), dos Lençóis Maranhenses (MA) e a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) incrementará o turismo nos três municípios, com grandes avanços nesta área.
A empresa Ômega Energia executará as primeiras obras de construção da estrada. Nos municípios maranhenses que integram a região, a empresa implantará um projeto de energia elétrica renovável existente em outros 15 estados brasileiros. O diretor de implantação da empresa, Gustavo Matos, assinou o termo que contribuirá com a construção da estada e destacou a importância do investimento para o Maranhão.
A rota envolve 14 municípios dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí. Do Piauí são os de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia; do Maranhão, Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro; e do Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Corregedora da Justiça emite nota em defesa de magistrado




Foto AsscomCGJ: corregedora Nelma Sarney
Desembargadora Nelma Sarney/Corregedora

NOTA

A corregedora-geral da Justiça do Estado do Maranhão, em razão de críticas ofensivas manifestadas em alguns veículos da imprensa maranhense dirigidas ao juiz de Direito Osmar Gomes dos Santos, diretor do Fórum de Justiça Desembargador Sarney Costa, da Comarca da Ilha de São Luís, vem publicamente classificar o ato como atentado ao Poder Judiciário do Maranhão e ao livre exercício de profissão de seus membros.
Da mesma forma, repudia todo e qualquer ato que tente desclassificar a ilibada conduta do juiz Osmar Gomes dos Santos no exercício de sua função judicante.
As tentativas de macular a reputação do juiz Osmar Gomes dos Santos, ao vincular a atuação do magistrado ao desempenho das atividades de seus filhos em outras esferas, reforça uma atitude que não se coaduna com os preceitos constitucionais, sequer o impede de atuar e decidir sobre toda e qualquer ação de sua competência funcional.
Reforça, por fim, que continuará dando integral apoio ao juiz Osmar Gomes dos Santos para que mantenha a sua atuação de forma independente e com base no conjunto de normas que regem o Estado democrático de Direito.

Desembargadora Nelma Sarney
Corregedora-geral da Justiça do Maranhão

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Governo do Estado reestrutura conselhos comunitários de segurança



Secretário Jefferson Portela disse que os conselhos vão trabalhar de forma conjunta e participativa


Os conselhos comunitários de segurança passarão a ser denominados de Conselhos Comunitários de Defesa Social. A mudança foi anunciada durante reunião de reestruturação destas entidades, nesta quarta-feira (23), em São Luís, com a participação de gestores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), conselheiros e lideranças comunitárias da Região Metropolitana de São Luís.
A reunião, na sede SSP, foi coordenada pela Unidade de Desenvolvimento de Articulação Institucional (UDAI). No encontro, foram repassadas orientações acerca da formação dos conselhos e propostas para essas entidades serem cobertas por uma lei regulamentar. Atualmente, as atividades de funcionamento dos conselhos são regidas por meio de portarias e resoluções expedidas pela SSP.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, disse que os conselhos vão trabalhar de forma conjunta e participativa, apontando melhorias em segurança pública para suas áreas de atuação. “As dificuldades enfrentadas nos bairros devem ser tratadas pelo Estado, mas de forma integrada com a comunidade, e é neste momento, que entra a parceria com os conselhos de defesa social”.
DSC_9250-1180x502
O encontro teve, também, a presença do delegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros; a superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Francisca Adriana Amarante; os supervisores de Áreas Integradas de Segurança Pública. Uma nova reunião está marcada para o dia 20 de novembro, das 8h até às 18h, com a temática ainda a ser discutida.

Mauro Wagner / Ascom SSP
Foto: Nilson Figueiredo

Governo anuncia novos benefícios para motoboys e mototaxistas no estado




 


Governador Flávio Dino anuncia pacote de benefícios para motoboys e mototaxistas. Foto: Nael Reis/Secom
Governador Flávio Dino anuncia pacote de benefícios para motoboys e mototaxistas. Foto: Nael Reis/Secom
No Dia do Mototaxista (24), o governador Flávio Dino anunciou um conjunto de ações voltadas para a Segurança Pública, Saúde e Regularização de Documentos dos condutores que usam motocicletas para trabalhar. Os convênios firmados pelo Governo do Estado têm como objetivo diminuir a informalidade no exercício da profissão e estimular a regularização de documentos da categoria.
Pela primeira vez a classe foi recebida por um governador do estado, na sede do Governo, no dia em que é comemorado o Dia do Mototaxista. “Este é um ato de reconhecimento do Governo à categoria. Passo a passo ampliamos o coeficiente de justiça, ao cumprir a meta de valorizar os trabalhadores reconhecidos pela importância dos seus serviços públicos”, disse Flávio Dino.
Ao lado de representantes da Federação das Associações e Sindicatos de Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas (Fessimoto), o Governo do Estado firmou convênio que concede descontos de 25% a 50% na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motociclistas sindicalizados.
Para o diretor do Detran, Antônio Nunes, as medidas de Segurança e Saúde Pública asseguradas pelo Executivo Estadual incentivam a regularização de documentos que resultam no maior cuidado com a vida do condutor e uma consequente diminuição nos acidentes de trânsito envolvendo motos.
Capacitação
Governador Flávio Dino anuncia pacote de benefícios para motoboys e mototaxistas. Foto: Nael Reis/Secom
Governador Flávio Dino anuncia pacote de benefícios para motoboys e mototaxistas. Foto: Nael Reis/Secom
Através de convênio com o Sest/Senat, o Governo assegura ainda 1.000 vagas gratuitas em aulas presenciais dos Cursos de Formação, sendo 300 vagas para São Luís e 700 vagas para os municípios de Pinheiro, Santa Inês, Caxias, Presidente Dutra, Balsas, Grajaú e Chapadinha. A partir de 2016, a Uema disponibilizará, através da internet, vídeoaulas teóricas dos Cursos de Formação para os mototaxistas dos demais municípios conveniados ao Detran.
Com essas medidas, o Governo do Estado amplia um conjunto de ações em Segurança, Saúde e Infraestrutura em todo o estado. Programas como o “Mais Asfalto”, de pavimentação de vias urbanas, e o “Moto Legal”, que garante incentivos fiscais aos condutores de motos, reafirmam o compromisso do Executivo Estadual com a promoção da justiça social em todo o estado.
Participaram do evento o diretor do Detran, Antônio Nunes, os deputados estaduais Levi Pontes e Rafael Leitoa, o reitor da Uema, Gustavo Costa, o diretor do Sebrae, João Martins, os representantes do Sindicato das Autoescolas e Federação dos Mototaxistas, Motofretistas e Motoboys do Maranhão (Fessimoto), representantes do Sebrae, Sest/Senat, Uema e líderes sindicais.



Governo anuncia novos benefícios para motoboys e mototaxistas no estado


Governador Flávio Dino anuncia pacote de benefícios para motoboys e mototaxistas. Foto: Nael Reis/Secom
Governador Flávio Dino anuncia pacote de benefícios para motoboys e mototaxistas. Foto: Nael Reis/Secom
No Dia do Mototaxista (24), o governador Flávio Dino anunciou um conjunto de ações voltadas para a Segurança Pública, Saúde e Regularização de Documentos dos condutores que usam motocicletas para trabalhar. Os convênios firmados pelo Governo do Estado têm como objetivo diminuir a informalidade no exercício da profissão e estimular a regularização de documentos da categoria.
Pela primeira vez a classe foi recebida por um governador do estado, na sede do Governo, no dia em que é comemorado o Dia do Mototaxista. “Este é um ato de reconhecimento do Governo à categoria. Passo a passo ampliamos o coeficiente de justiça, ao cumprir a meta de valorizar os trabalhadores reconhecidos pela importância dos seus serviços públicos”, disse Flávio Dino.
Ao lado de representantes da Federação das Associações e Sindicatos de Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas (Fessimoto), o Governo do Estado firmou convênio que concede descontos de 25% a 50% na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motociclistas sindicalizados.
Para o diretor do Detran, Antônio Nunes, as medidas de Segurança e Saúde Pública asseguradas pelo Executivo Estadual incentivam a regularização de documentos que resultam no maior cuidado com a vida do condutor e uma consequente diminuição nos acidentes de trânsito envolvendo motos.
Capacitação
Governador Flávio Dino anuncia pacote de benefícios para motoboys e mototaxistas. Foto: Nael Reis/Secom
Governador Flávio Dino anuncia pacote de benefícios para motoboys e mototaxistas. Foto: Nael Reis/Secom
Através de convênio com o Sest/Senat, o Governo assegura ainda 1.000 vagas gratuitas em aulas presenciais dos Cursos de Formação, sendo 300 vagas para São Luís e 700 vagas para os municípios de Pinheiro, Santa Inês, Caxias, Presidente Dutra, Balsas, Grajaú e Chapadinha. A partir de 2016, a Uema disponibilizará, através da internet, vídeoaulas teóricas dos Cursos de Formação para os mototaxistas dos demais municípios conveniados ao Detran.
Com essas medidas, o Governo do Estado amplia um conjunto de ações em Segurança, Saúde e Infraestrutura em todo o estado. Programas como o “Mais Asfalto”, de pavimentação de vias urbanas, e o “Moto Legal”, que garante incentivos fiscais aos condutores de motos, reafirmam o compromisso do Executivo Estadual com a promoção da justiça social em todo o estado.
Participaram do evento o diretor do Detran, Antônio Nunes, os deputados estaduais Levi Pontes e Rafael Leitoa, o reitor da Uema, Gustavo Costa, o diretor do Sebrae, João Martins, os representantes do Sindicato das Autoescolas e Federação dos Mototaxistas, Motofretistas e Motoboys do Maranhão (Fessimoto), representantes do Sebrae, Sest/Senat, Uema e líderes sindicais.
Foto1_NaelReis - Reunião Mototaxistas


 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Suspenso concurso na PB e revogada designação de interinos no MA


Brasília, 18/08/2015 -213ª Sessão Ordinária do CNJ. Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ


Por unanimidade, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ratificou, na sessão desta terça-feira (22/9), duas liminares deferidas pelo conselheiro Arnaldo Hossepian Junior relacionadas a serventias extrajudiciais dos estados da Paraíba e do Maranhão. Em um primeiro julgamento (Procedimento de Controle Administrativo 0001426-52.2015.2.00.0000), o Plenário acompanhou voto do relator que suspendeu o concurso público para outorga de delegação de serviços notariais e registrais na Paraíba (Edital n. 1/2003).
O pedido foi feito depois que a banca examinadora do concurso (Ieses) reconsiderou sua decisão de anular uma questão da prova escrita e prática do concurso. A anulação da questão, segundo o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), representaria a aprovação de quase a totalidade dos candidatos. No entanto, a reconsideração ocorreu após a identificação nominal dos candidatos, o que violaria o princípio da impessoalidade. A decisão vale até o julgamento de mérito do processo.
No segundo processo julgado, a Associação dos Titulares de Cartórios do Estado do Maranhão, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão (Anoreg-MA) e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Maranhão (IEPTB-MA) questionam designações de interinos praticadas pela Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). Segundo as entidades que ingressaram com o Procedimento de Controle Administrativo 0003954-59.2015.2.00.0000, as designações estão em desacordo com as normas e precedentes do CNJ na matéria.
Quatro das situações relatadas referem-se à nomeação de interinos não concursados para serventias no Maranhão, o que seria contrário à Resolução CNJ n. 80/2009. Em seu voto, o relator lembra que a resolução veda, no artigo 3º, a designação de interino que não seja preposto do serviço notarial ou de registro na data de vacância.
Desrespeito – “Verifica-se a latente irregularidade das designações determinadas pela Corregedoria-Geral de Justiça para as serventias de Graça Aranha, 1ª Zona de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Luís-MA, 1º Ofício de Arari-MA e 1º e 3º Ofícios de Caxias, pois estão em total desrespeito às regras estabelecidas pelo CNJ e, ainda, pelo próprio Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão”, diz o voto do conselheiro-relator. Além disso, dois dos quatro interinos não concursados já foram afastados anteriormente de sua atuação em serventias extrajudiciais em virtude de irregularidades graves.
A liminar ratificada determina à Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão que revogue em 48 horas as designações de Pryscilla de Cássia Machado de Sousa Ferreira, Antonio Felipe Araújo Ribeiro, Marcos Weba e Delfina do Carmo Teixeira de Abreu. O tribunal também deverá designar novos interinos obedecendo aos critérios estabelecidos pela Resolução 80/2009 do CNJ.
Item 132 – Procedimento de Controle Administrativo –  0003954-59.2015.2.00.0000.

Item 136 – Procedimento de Controle Administrativo –  0001426-52.2015.2.00.0000.

Acesse aqui o álbum de fotos da 216ª Sessão Ordinária.

Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Caminhada pelas ruas do Centro Histórico da capital abre a Semana do Trânsito no Maranhão



Semana Nacional do Trânsito foto Antônio Martins (4)
Caminhada no Centro de São Luís abriu a Semana Nacional do Trânsito. Fotos: Antônio Martins.
O Governo do Maranhão promoveu nesta sexta-feira (18), em São Luís, uma grande caminhada pela paz no trânsito. O evento abriu oficialmente na capital a programação da Semana Nacional do Trânsito, promovida anualmente em todo o país, entre os dias 18 e 25 de setembro. A Semana de Trânsito é uma das principais estratégias adotadas pela Organização Mundial da Saúde para reduzir os altos índices de acidentes automobilísticos em todo o mundo.
A caminhada pela paz no trânsito saiu às 16h da Praça João Lisboa, atravessou a Rua Grande até a Praça Deodoro. O evento contou com a participação de equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), das Secretarias de Estado da Saúde e Educação, Polícias Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Maçonaria, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, entre outros.
Semana Nacional do Trânsito foto Antônio Martins (2)Para o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, com o desenvolvimento urbano contínuo, o trânsito se tornou uma preocupação comum em todo o mundo. “Nesta semana estamos envolvendo todos os seguimentos ligados ao trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. Serão realizadas operações de Lei Seca, blitzen educativas, passeio ciclístico. Várias atividades para conscientizar a sociedade e fazer com que o cidadão mude seu comportamento. A segurança no trânsito depende de todos nós, é o comportamento da sociedade que se reflete na segurança das vias públicas” destacou o diretor-geral do Detran-MA , Antônio Nunes.
Até o dia 25 de setembro, para cada dia da Semana Nacional do Trânsito haverá uma atividade educativa e fiscalização específicas (consulte o quadro), explica o coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, Edílson Cardoso. “Além da caminhada, teremos um dia dedicado ao ciclista, com Passeio Ciclístico, em São Luís, outro voltado para conscientização de motociclistas. E em todos os dias haverá blitz da Lei Seca”, destaca o coordenador.
Este ano, a Semana Nacional de Trânsito traz como tema “Seja você a mudança no trânsito”, uma forma de despertar a atenção da sociedade para a importância de pequenas atitudes para a melhoria do trânsito nas cidades. A escolha do tema levantou o debate sobre a educação no trânsito. Entre as pessoas que apoiaram e participaram da caminhada em São Luís, muitos apontam que falta respeito ao pedestre nas cidades maranhenses. Rosa Silva, dona de casa, disse que “para atravessar na faixa, a espera por um condutor que pare, sempre é muito grande”. A aposentada Maria Rodrigues, de 71 anos, denuncia que nem os idosos são respeitados. “Soube de um idoso que morreu atropelado mesmo atravessando na faixa”, conta Maria.
Segundo o mais recente boletim estatístico do Seguro DPVAT, referentes ao período de janeiro a julho de 2015, os pedestres ficam em segundo lugar nas indenizações por acidentes fatais, representando 27% do total, só perdem para os motociclistas (54%).
Semana Nacional do Trânsito foto Antônio Martins (1)Cuidados
O pedestre pode seguir algumas dicas para evitar acidentes:
1-Atravessar a via sempre na faixa de pedestres;
2-Andar sempre nas calçadas;
3-Na ausência de calçada, andar no bordo da pista o mais próximo possível do acostamento e no mesmo sentido dos veículos.
Programação da Semana
Dia 19- Ações educativas nas praias
Dia 20- Passeio ciclístico
Dia 21- Ação educativa junto aos usuários no Detran
Dia 22- Ações educativas em faixas de pedestre
Dia 23- Ações educativas junto aos usuários de transporte coletivo
Dia 24- Ações educativas junto aos motociclistas profissionais
Dia 25- Ações educativas nas rodovias





O blog Sjnoticias esteve presente ao evento assista aqui as entrevistas.

                                              Antônio Nunes Diretor Geral do Detran
                                                           https://youtu.be/SpXmcmUqX3s
                                                                         
                                                           Coronel Raimundo Sá
                                                                https://youtu.be/s2_Oo8LS6Q4
                                              Abertura da semna do trânsito em São Luís
                                                      https://youtu.be/IURFCKQ0Bu4
                             Equipe do Governo do Estado na abertura da semana do Tânsito
Jornalista Clara Fonseca/Publicitária Josilma Bogéa/Ass de
comunicação da SSP-MA e o coronel Raimundo Sá


Governo do Maranhão inicia formação de 102 soldados do Corpo de Bombeiros





Com um total de 102 candidatos, o Governo do Estado deu início, nesta terça-feira (15), ao Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CFSd BM 2015), que corresponde a última fase do certame que vai reforçar a  atuação da Segurança Pública na capital e no interior. A convocação de todo o quantitativo de excedentes do último concurso para o Corpo de Bombeiros integra o pacote de ações anunciadas, no início do ano, pelo governador Flávio Dino, voltadas para reequipar e modernizar as forças de segurança.  

A recepção aos alunos, realizada no Auditório Leofredo Ramos na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), contou com as presenças dos secretários de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela e da Cultura, Felipe Camarão; do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo; do comandante adjunto, coronel Joabe Pereira; da Ouvidora e do Corregedor da SSP, Elivânia Estrela e Fernando Cunha Lima, respectivamente; do delegado geral adjunto da Polícia Civil, Lawrence Melo; do diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), coronel Jorge Luongo; oficiais, alunos e convidados.



Para o secretário Jefferson Portela, a incorporação desses soldados no Corpo de Bombeiros é mais um evento do Governo Flávio Dino, e que visa fortalecer as instituições estaduais de segurança. “A convocação de todos os candidatos excedentes do concurso em vigência representa o empenho de uma equipe comprometida com a população do Maranhão. Mesmo com uma defasagem de pessoal, o CBM vem prestando um serviço com excelência às famílias maranhenses. Foram 407 convocados e hoje chegamos a 135 classificados para esta que é a última fase do seletivo. É mais uma medida efetivada para recompor os quadros dos Bombeiros, e que vai corrigir grandes distorções de anos e anos. Essa é apenas mais uma das inúmeras ações deste primeiro ano de Governo Flávio Dino”, disse ele, desejando sorte e dedicação a todos os candidatos.














Já o comandante geral, coronel Célio Roberto de Araújo, em seu discurso, lembrou das grandes conquistas alcançadas pela Corporação neste ano de 2015, e que marcam a história desses 111 anos de existência do Corpo de Bombeiros no Maranhão. “É mais um dia de vitória. Vivemos um momento de crescimento e este ano ficará marcado na história do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Conseguimos realizar, sob o comando do governador Flávio Dino e do secretário de Segurança, Jefferson Portela, a maior promoção das instituições de Bombeiros de todo o Brasil. Tivemos aprovados, em tempo recorde, importantes projetos para a tropa, como a Lei Orgânica Básica e a Lei de Efetivo, que tem possibilitado a efetivação do plano de expansão das nossas atividades”.

O secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão ministrou a aula inaugural, enaltecendo os alunos pelo privilégio em ingressarem em uma das instituições mais conceituadas do mundo. “Vocês são privilegiados em terem chegado até aqui. Não medimos esforços para chamarmos todos os excedentes para ampliar as fileiras dos Bombeiros do Maranhão. A partir de agora, vocês estão assumindo o compromisso de atuar com ética e responsabilidade. Que todos possam se unir ao longo desses meses de curso, para, ao final, galgarem a tão sonhada aprovação no concurso”.

O soldado em formação Lindonberg Macedo Lira, 33 anos, comentou da alegria pela convocação e da expectativa com a formação e ingresso na Corporação. “Esse é um sonho que estou realizando. Ser bombeiro militar é ter a oportunidade de servir a população, salvar vidas. É uma profissão admirada pela sociedade”, afirmou.

Sobre o curso

A formação terá duração de quatro meses com aulas em período integral. O curso será desenvolvido nas dependências do antigo Colégio Militar Tiradentes da PM, no Bairro Vila Palmeira e nas unidades do CBM. A grade curricular é constituída por uma média de 30 disciplinas gerais e específicas, como de Combate a Incêndio, Salvamento Aquático, Veicular e Terrestre, Salvamento em Altura, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio Florestal, Direitos Humanos, Treinamento de Resgate Veicular.

Os alunos do CFSd BM serão submetidos a avaliações teóricas e práticas de caráter eliminatório e classificatório, além de treinamento tático operacional com estágio militar.

Por/Maud Zaidan

O blog Sjnotícias esteve presente ao evento.

Assista aqui as entrevistas com o Repórter Stenio Johnny

                                
                                                  Secretário Jefferson Portela
Pronunciamento do Coronel Roberto
                                                https://youtu.be/CRSdVFacOJw
                                                
                                            Major Bezerra/Bombeiro Militar do Maranhão
                                                       https://youtu.be/AnaWKrp2DZs

                                                     Roberto Costa Deputado Esadual
                                                          https://youtu.be/WnxtAUWQfso

                                                           https://youtu.be/cUGSAliYFtI  




sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Polícia Civil deflagra megaoperação contra pedofilia em todo o estado



operação “Inocência Roubada (1)
Policiais civis que participaram da Operação Inocência Roubada. Fotos: Divulgação











Dezenove pessoas foram presas suspeitas de cometer crime de pedofilia e violência sexual contra crianças e adolescentes no Maranhão. As prisões foram realizadas no interior do estado, em operação deflagrada na madrugada do dia 18, pela Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI). Mais de 30 mandados de prisões foram emitidos pela Justiça e a Polícia está no cumprimento destas determinações.
“Mais prisões estão sendo realizadas e esta operação visa reprimir, de forma qualificada, estes crimes”, diz o superintendente do Interior, delegado Dicival Gonçalves da Silva, acrescentando que os números são muito maiores. Ele relata que alguns casos foram flagrantes com suspeitos detidos enquanto abusavam dos menores em motéis, bares e pontos de prostituição. Denominada “Inocência Roubada”, a operação está há três meses na busca dos suspeitos deste tipo de crime.
O Maranhão é o quinto do país em crimes desta natureza e segundo o superintendente, por meio desta operação a polícia pretende coibir estes crimes e diminuir os números. Outro dado refere aos autores desta prática. Geralmente, pessoas próximas à vítima – pai, padrasto, tio, irmão, vizinho e amigo da família. Devido esse fator, o delegado ressalta que o trabalho investigativo requer atenção e muito cuidado. O policial lembra que a criança é intimidada pelo autor e também sua família se torna vítima. “Com essa operação, que considero de grande impacto, estamos dando um exemplo a nível nacional”, ressaltou o superintendente. A operação “Inocência Roubada” foi desenvolvida nas 18 regionais do interior do estado, onde cada área fiscaliza as ações nos municípios da qual faz parte.
“Para desencadear a operação e efetuar as prisões, a polícia estava munida de depoimentos, gravações, vídeos e relatos de testemunhas próximas às vítimas. Os proprietários dos estabelecimentos onde foram flagrados casos também devem responder por se associar ao crime e responder por estupro de vulnerável”, explica o delegado. “Assim como o que for encontrado com a criança e o adolescente e ainda envolvendo posse e uso de drogas, e bebida alcoolica”, completou ele.
operação “Inocência Roubada (2)“É um crime hediondo. A sociedade não aceita este tipo de abordagem às crianças, onde a criança inocente é aliciada e tem sua infância roubada. Quem está levando a criança sabe que está cometendo um crime”, enfatiza. Dicival Gonçalves alerta, ainda, que aqueles envolvidos com o aliciamento de menores “estão na mira da polícia do Maranhão”.  Nesta ação, a Polícia Militar, Polícia Civil tem apoio do Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, das comarcas dos interiores e de órgão ligados à proteção da criança e do adolescente. Esta etapa da operação encerrou às 17h desta sexta-feira (18), mas terá prosseguimento nos interiores para cumprimento dos demais mandados judiciais.
Presos
As prisões foram cumpridas no municípios de Rosário, Timon, São João dos Patos, Codó, Pinheiro, Balsas, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Paraibano, Viana, Caxias e Zé Doca. Os detidos pelo crime de estupro de vulnerável Sebastião Santos da Silva, Francisco José Moreira Lima, Antônio Mariano Pinheiro Lisboa, Antônio Cardoso Pereira, Miguel Alves de Sousa, Jailson Lima da Silva, Kerlis Pereira Costa, Carlos Alberto Maciel Sousa, César Moreira, Diomar de Jesus Aroucha Filho, Jean Charles da Silva, Joaquim de Sousa Lima, Amarílio da Silva Assunção e José Ferreira da Silva. A operação deteve ainda por roubo Jean da Conceição e Thiago Fernandes Abreu Correa; Gilberto Soares de Oliveira, por fornecimento de bebida alcoólica a menores; José Oliveira da Silva, por tráfico de drogas, receptação e assalto; Alexandro Farias Feitosa, pelo crime de violência doméstica; Francisco de Assis Carvalho da Silva, autuado na Lei Maria da Penha.

Hotel Mediterrâneo carinhosamente apresenta: Stenio Johnny O Tigre Romântico no show baile de volta as décadas de ouro








O cantor Stenio Johnny conhecido na vida musical como O Tigre Romantico, estará se apresentando no Hotel Mediterrâneo na balneária cidade de São José de Ribamar, vai ser uma noite apimentada de romantismo e alegria no Show baile DE VOLTA AS DÉCADAS DE OURO, cantando os grandes sucessos dos anos 60,70 e 80.

Stenio Johnny iniciou a sua carreira como profissional da música em 04 de outubro de 1979 na AABB São Luis. No inicio dos anos 80 ingressou na banda O PESO do Maestro Gilberto Santos, cantando em hotéis, clubes Associações, viajou o estado inteiro com a banda, chegando a viajar fazendo shows em outros estados, em 1991 saiu da banda indo para carreira solo.

Em 2003, lançou um CD com canções românticas internacionais do passado em inglês, italiano e francês.  
Um trabalho inédito a nível de Maranhão, Johnny foi o primeiro cantor maranhense a gravar um CD com canções internacionais em  diferentes idiomas




Com um repertório voltado para as décadas de ouro, 60,70, 80 e os anos 90, Johnny promete levar o público que comparecer ao seu show, a uma viagem musical. Cantando dos Beatles a Elvis, de Renato e Seus Blue Caps ao Legião Urbana, de Roberto Carlos, a Demis Roussos, de Paulo Diniz a Zé Ramalho, dos Feveres ao RPM, de Fagner a Altemar Dutra.

É um show baile com Ns sabores musicais, apimentados de Rock Pop, Românticas Nacionais, e internacionais, boleros, jovem guarda, MPB e samba canção.

Uma retrospectiva musical imperdível para quem tem bom gosto, é o que promete o cantor Stenio Johnny. Conhecido no meio musical como "O Tigre Romântico", aos 53 anos de vida com 36 de carreira musical, Johnny tem seis CDs Gravados e um DVD, sendo cinco na linha Romântica, e um disco lançado no final de 2104 intitulado Pop Rock. Neste último CD, o cantor fez um tributo a explosão do rock nacional na década de 80, regravando sucessos do RPM, Os Paralamas de Sucesso, Legião Urbana, Blitz, Eva Doce, Incríveis dentre outros.
                                          
                                             
                                  
                                  


Devido ao romantismo e ao seu  espírito guerreiro, Johnny recebeu o pseudônimo de "TIGRE ROMÂNTICO"

Quem assiste o show do cantor Stenio Johnny, faz uma viagem musical ao passado, é um momento de alegria, emoção e muito romantismo

Sem dúvida alguma é um show a parte que vale apena você  conferir.





ONDE ? Hotel Mediterrâneo /Praia de São José de Ribamar
Quando - Sábado dia 19 de setembro
Hora - ás 21h
Contatos P/Shows
98 98874-8783
 steniojohnny@gmail.com.br